Como nosso corpo se comporta em dias frios? | Onodera Curitiba
Agende sua
avaliação
Chame pelo
Whatsapp
Conheça as
unidades

Blog

Com as temperaturas cada vez mais baixas, nosso corpo tende a reagir de formas diferentes de acordo com os dias frios.

O outono está se aproximando do seu final e, com isso, o inverno chega com tudo deixando nossos dias ainda mais frios. Por isso, o nosso corpo reage de uma forma específica para realizar a manutenção da temperatura corporal.

Dessa forma, existem diversos mecanismos de produção e conservação dessa temperatura. Entenda:

Como nosso corpo se protege do frio?

Tremedeira involuntária

Quando o frio é demais, acabamos batendo o queixo e rangendo os dentes de maneira involuntária. Isso acontece porque com o movimento dos músculos dessa maneira, é possível produzir calor que aquece o corpo internamente.

Dormimos mais

Nos dias frios, acabamos dormindo um pouco mais, pois o sono está ligado com a produção de um hormônio específico, a melatonina. Este hormônio é produzido no cérebro e o controle desta produção é feito pelos estímulos da claridade e escuridão na diferença entre dia e noite.

Comemos mais

Para produzir calor é preciso de uma fonte de energia, por isso nós comemos. Como no inverno perdemos muito calor para o ambiente, o organismo precisa de quantidades de calorias suficientes para que esse estímulo esteja em equilíbrio.

Pele ressecada

Como você já deve saber, em dias frios a pele fica mais ressecada. Isso acontece por causa da baixa umidade no ambiente e porque acabamos tomando banhos mais quentes durante o inverno.

O banho muito quente acaba eliminando o óleo que o corpo produz de maneira natural e que serve para proteger os órgãos. Sem essa proteção, nossa pele fica sujeita ao ressecamento muito mais facilmente.

Idas ao banheiro.

No inverno, não suamos, pois não é necessário. O que acontece então é que existe mais água que precisa ser eliminada do corpo durante esses dias mais frios.

Por isso, nesta estação, sem o calor para estimular o suor, todo o trabalho de eliminar líquido fica com os rins.

Proteção superficial

Sabe quando o frio nos deixa todo arrepiado? Isso acontece porque os pelos são responsáveis por diminuir o contato direto da pele com o ar frio, dessa forma eles ficam arrepiados, como uma forma de proteção.

Entendeu como nosso organismo se comporta em dias frios? Algumas mudanças são importantes para adaptar o corpo ao inverno. Por isso, fique atento e cuide-se muito bem, principalmente nos dias mais congelantes.