Como tratar a queda de cabelo | Onodera Curitiba
Agende sua
avaliação
Chame pelo
Whatsapp
Conheça as
unidades

Blog

Diariamente perdemos cerca de 50 a 100 fios de cabelo. Esses fios serão substituídos por outros, completando assim o ciclo normal de renovação capilar. Portanto, perda de cabelo é diferente de calvície. A calvície afeta em sua maior parte o gênero masculino. Nota-se que os fios além de caírem, crescem cada vez mais fracos e finos até que não apareçam mais, pois ocorre uma atrofia do bulbo capilar.

Em mulheres, as principais causas da perda excessiva de cabelo são: distúrbios hormonais, doenças da tireoide (principal glândula responsável pelo controle hormonal), transtornos psicológicos, estresse, anemia, deficiência vitamínica, gestação e amamentação, além de por muitas vezes acontecer por excesso de química.

Quando notar uma queda de cabelo que considerar anormal, o ideal é que procure um médico endocrinologista ou dermatologista. Devem ser feitas avaliações clínicas específicas e exames de sangue para verificar a probabilidade de doenças. Descoberta a causa, o médico indicará a melhor forma de tratamento, que pode ser desde a necessidade de ingestão de algum medicamento até o uso de loções tópicas e xampus.

onodera-cabelo2

Existem algumas dicas de cuidados diários, que podem deixar os cabelos mais saudáveis e reduzir a possibilidade de queda. São eles:

  • Deixar os cabelos sempre limpos (pois o excesso de oleosidade também é um fator causador de queda).
  • Ter uma rotina saudável (que vai desde uma boa alimentação até a prática de atividade física, para aliviar o estresse e evitar deficiências vitamínicas).
  • Não deixar o cabelo molhado preso por muito tempo (pois pode ocorrer a proliferação de fungos).
  • Não deixar os cabelos presos por muito tempo (pois os fios tornam-se quebradiços).
  • Na hora do banho, evitar uso de água muito quente massagear o couro cabeludo enquanto estiver seco (para ativar a circulação local).

Alguns especialistas recomendam o que atualmente chamamos de “xampu bomba”. Dizem que realmente promove o fortalecimento e aceleração do crescimento dos cabelos. Porém, é realmente muito importante consultar-se com um médico para determinar a real causa do problema e encontrar a solução definitiva.