Alimentos bons para a pele no verão | Onodera Curitiba
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Para proteger a pele do sol, apenas o protetor solar não é o suficiente. Diversos nutrientes, se consumidos regularmente, contribuem para a beleza e a saúde da pele, principalmente na estação mais quente do ano.

A exposição constante e excessiva ao sol é um dos principais responsáveis por acelerar o envelhecimento da pele. A radiação ultravioleta também causa alterações cutâneas que podem até chegar, em um caso extremo, ao câncer de pele.

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Enquanto o filtro solar atua como um fotoprotetor externo, existem nutrientes classificados como fotoprotetores internos que podem auxiliar a combater e minimizar os efeitos nocivos da exposição solar. Uma dieta rica em alimentos que contenham vitaminas, minerais e antioxidantes, além do consumo abundante de água, é capaz de reverter os danos causados pelo tempo e melhorar a qualidade da pele.

Linhaça e peixes, principalmente o salmão, devem ser incluídos no cardápio, pois são boas fontes de ômega-3. Além de sua ação anti-inflamatória, são ótimos na prevenção de acne e dermatites. Os alimentos com vitaminas C e E (como brócolis, caju, cereais integrais e óleos vegetais) agem na fotoproteção da pele, diminuindo os efeitos dos raios solares e retardam o envelhecimento. O zinco é outra substância com efeito antioxidante e pode ser encontrado em carnes, ostras e amêndoas.

Já os famosos carotenoides estão nos alimentos de cor amarelo-alaranjadas e estimulam a produção de melanina, atuando também na fotoproteção da pele. Os alimentos com licopeno são ótimos para evitar o envelhecimento porque se trata de um antioxidante que age nas células. É a substância que dá a cor avermelhada ao tomate, à goiaba e à melancia, por exemplo.