6 fontes de carboidrato para você comer sem culpa | Onodera Curitiba
Agende sua
avaliação
Chame pelo
Whatsapp
Conheça as
unidades

Blog

Os carboidratos são as melhores fontes de energia, porém é preciso ter cuidado para escolher corretamente.

É importante saber que existem dois tipos de carboidratos: simples e complexos. Sua diferença será essencial para uma dieta balanceada de acordo com seus objetivos.

Quando eles não são utilizados na manutenção do nosso organismo, eles são armazenados na forma de glicogênio nos músculos e no fígado. E quando esses “depósitos” ficam cheios, o glicogênio é convertido em gordura.

Quais as melhores fontes de carboidrato?

Se você deseja emagrecer, manter o peso ou ganhar massa magra, você deve optar pelos complexos, pois eles não liberam picos de açúcar no sangue, o que te dá disposição e sensação de saciedade por muito mais tempo do que a ingestão de um carboidrato simples.

As melhores fontes dos complexos são cereais integrais, legumes, frutas e feijão. Saiba quais escolher:

  1. Frutas inteiras

Maçãs, bananas e morangos são algumas das melhores fontes de carboidratos complexos. As bananas são ainda mais fáceis de digerir, além de possuir uma carga considerável de potássio, o que ajuda a manter a função nervosa e muscular.

  1. Batata-doce

A batata-doce é rica em carboidratos complexos e possui muitas fibras, betacaroteno e vitaminas. Uma batata-doce de tamanho médio tem cerca de 25g de carboidratos totais. O alimento é ótimo para auxiliar na recuperação muscular e ajudar a restabelecer as reservas de energia.

  1. Feijão-preto

O feijão-preto é um excelente aliado no ganho de massa muscular e uma das melhores fontes desse nutriente, carregando 9g de proteínas em cada porção de 100g, com cerca de 60g de carboidratos.

Formar uma refeição com o feijão preto e o arroz integral é uma ótima ideia, pois os alimentos se tornam excelentes aliados na aquisição de quantidades adequadas de proteínas para quem tem uma dieta com uma quantidade menor desse nutriente.

  1. Iogurte desnatado

Uma porção de 160g de iogurte desnatado carrega apenas 8g de carboidratos, ou seja, uma ótima opção para quem não consegue ficar sem laticínios. Os iogurtes light são ótimos para pré e pós-treino, pois proporcionam energia mais rapidamente.

  1. Arroz integral

O arroz branco é repleto de carboidratos simples, diferentemente do arroz integral, que é rico em fibras, responsáveis por atrapalharem a rápida absorção da glicose, ajudando também na menor ingestão desse nutriente.

  1. Pão integral

As fibras do pão integral ajudam a nutrir o organismo, além de garantir a liberação mais lenta do açúcar no sangue. Uma única fatia de pão integral contém 12,3g de carboidratos.

Agora que você já sabe quais carboidratos pode ingerir sem culpa nenhuma, não esqueça de colocá-los em seu cardápio e ter uma boa refeição!