A melhor dieta para quem tem gastrite | Onodera Curitiba
Agende sua
avaliação
Chame pelo
Whatsapp
Conheça as
unidades

Blog

A melhor dieta para quem tem gastrite

A gastrite é um problema que incomoda muita gente. Porém, uma dieta equilibrada e cuidados alimentares podem auxiliar a diminuir as queixas

Dor no estômago, queimação e azia são algumas das reclamações mais frequentes de quem sofre com gastrite. Além da medicação específica para o problema, a alimentação é muito importante para a melhora na saúde do indivíduo. 

O que deve conter numa dieta?

Cuidados alimentares

Um dos principais cuidados é evitar dar intervalos muito grandes entre as refeições, pois o contato do suco ácido do estômago diretamente com as células da mucosa gástrica pode levar a uma irritação local. 

Além disso, é essencial evitar refeições mais pesadas com uma grande quantidade de alimentos. O ideal é que a refeição seja feita com alimentos de fácil mastigação e digestão e em temperaturas não muito elevadas.

Quais alimentos evitar?

Alimentos gordurosos geralmente necessitam de uma digestão mais intensa, exigindo uma produção maior de suco digestivo pelo estômago, ocasionando uma piora em quadros de gastrite.

É importante evitar frituras, carnes gordurosas, manteiga, chocolate, queijos amarelos e embutidos como bacon, salame, presunto, salsichas e mortadelas.

Além disso, alguns temperos como pimentas, vinagres, cravo-da-índia e páprica podem causar desconforto, mesmo que em pequenas quantidades.

Procure também evitar frutas mais ácidas como as cítricas, por exemplo: limão, abacaxi, maracujá, laranja e tangerina.

O que comer?

Em uma dieta para pessoas que sofrem de gastrite, os alimentos permitidos são aquelas de fácil digestão e pobres em gordura.

Vegetais em geral podem ser consumidos sem qualquer restrição. Em períodos de dor, legumes cozidos são mais fáceis de digerir e não comprometem o problema.

As carnes magras obrigatoriamente devem ser parte dessa dieta. Evite carnes com gordura e opte por frango e peixes, de preferência assados, grelhados ou cozidos.

Prefira grãos integrais como pão, arroz e macarrão, além de queijos brancos como ricota, minas frescal e coalho. Leite desnatado, iogurte natural integral e temperos naturais também podem ser consumidos.

A gastrite é uma dor que incomoda muitos pacientes e, por isso, evitar alimentos que prejudicam um tratamento é extremamente necessário. Uma dieta balanceada e com alimentos de fácil digestão é o ideal.