7 fontes de proteína para quem não come carne | Onodera Curitiba
Agende sua
avaliação
Chame pelo
Whatsapp
Conheça as
unidades

Blog

Se você é daquelas que não come carne, saiba que existem excelentes opções ricas em proteína que podem e devem fazer parte da sua dieta.

Uma coisa é certa: a proteína não pode deixar de estar presente em nossa alimentação. Elas são necessárias para o organismo produzir partes essenciais do corpo, como músculos, hormônios, tecidos, pele e cabelo.

Muita gente acredita que pessoas que optam por não comer carne, como os vegetarianos, por exemplo, tendem a ter problemas sérios devido à falta desse nutriente tão importante para o corpo.

É importante dizer que a falta da carne não causa problema ao corpo de uma pessoa, desde que ela faça a substituição dessa fonte de proteína por outra. Dessa forma, o corpo é capaz de ingerir a quantidade necessária de proteína sem sentir dificuldades.

Você sabe quais são as proteínas que podem substituir a carne?

  1. Ovos

Em apenas uma unidade do ovo de galinha, é possível encontrar até 9 gramas de proteína, além de poucas calorias, diversos nutrientes e boa quantidade de vitamina B12.

  1. Cogumelos

A grande vantagem dos cogumelos se dá pela enorme variedade disponível, como: paris, shitake, shimeji, funghi e outros. Além disso, eles são extremamente poderosos quando o assunto é proteína.

Apenas 100g de cogumelo pronto – já sem água – contém a mesma quantidade de proteína que um pedaço de 100 gramas de carne vermelha.

  1. Quinoa

A quinoa possui um alto teor de proteína e merece destaque pela versatilidade em que pode ser consumida, seja em flocos no suco ou no iogurte, ou ainda cozida em substituição ao arroz.

  1. Soja

Para os adeptos do veganismo, a soja é um alimento muito comum, utilizado muitas vezes como um simulador da carne e aparecendo em diversos pratos.

Por isso, para consumir todos os seus nutrientes e proteínas, é preciso prestar atenção na forma de preparo, pois é preciso que ela seja deixada de molho um dia antes do consumo e que seja muito bem cozida.

  1. Brotos

Você sabia que os brotos são excelentes fontes de energia? Pois é, eles são um alimento jovem e ótimos para serem incluídos em qualquer tipo de dieta. Além disso, possuem diversas opções de consumo como: girassol, alfafa e feijão.

Eles podem ser consumidos em saladas e sanduíches com outros ingredientes saudáveis.

  1. Sementes

Dentre as sementes, a mais conhecida é a chia. Ela é uma fonte quase inesgotável de proteína e cálcio, além de possuir enormes quantidades de ômega-3, ideal para tratar a saúde do coração.

Se você é vegetariana e, consequentemente, não consome peixe, saiba que a chia é essencial para você, pois o peixe é uma das maiores fontes de ômega-3 da natureza e a chia pode fazer a substituição desse nutriente.

  1. Folhas

Apesar de não serem substitutas das carnes, as folhas possuem nutrientes que ajudam a proteína dos outros alimentos a serem melhor absorvidas, o que também é essencial em uma dieta que restringe o consumo de carne. Por isso, vale a pena apostar em sua variedade e na forma de consumi-las, que pode ser cozidas, refogadas ou cruas, na salada e muito mais.

Viu só como é possível substituir a proteína da carne por outros alimentos? Se você estiver com dificuldades de encontrar substitutos, essa lista pode ser uma ótima opção para você seguir e aproveitar!