Conheça a melhor dieta para você segundo especialistas | Onodera Curitiba
Agende sua
avaliação
Chame pelo
Whatsapp
Conheça as
unidades

Blog

Hoje sabemos que dietas malucas para perda de peso em um período milagroso não estão com nada e o importante mesmo é criar mudanças de estilo de vida que perdurem por um longo tempo. Pensando nisso, a organização científica US News & World Report consultou a opiniões de dezenas de especialistas para apontar qual a melhor dieta para seguir, levando em conta a dificuldade em segui-la, se ajuda a prevenir diabetes e doenças cardíacas etc. Pela sétima vez seguida, o primeiro lugar ficou com a dieta DASH.

A sigla, que pode ser traduzida como “abordagem dietética para parar a hipertensão ou pressão alta” em português, é adequada para qualquer um, e não apenas aqueles com arterial elevada. O grande diferencial da dieta é sua limitação quanto à quantidade de sódio ingerido. Enquanto muitos alimentos industrializados e congelados contêm grandes quantidades de sal, a DASH valoriza produtos frescos e proteínas magras como peixes e aves. A dieta também prevê o consumo de cereais integrais, produtos lácteos de baixo teor de gordura e leguminosas.

dieta-saudavel-blog2

Confira um dia típico em uma dieta DASH de 2.000 calorias e adote você também:

– Não mais que 2,3 gramas de sódio no início da dieta, até eventualmente chegar a não mais que 1,5 grama (a título de referência, uma única fatia de pizza contém cerca de 0,64 g de sódio)
– 6 a 8 porções de grãos
– 4 a 5 porções (cada) de frutas e de vegetais
– 2 a 3 porções de produtos lácteos sem gordura ou de baixo teor de gordura (vale lembrar que produtos lácteos sem sabor possuem muito menos açúcar)
– 6 ou menos porções (uma porção de cerca de 28 gramas) de carne magra, como aves e peixes
– 4 a 5 porções (por semana) de nozes, sementes e leguminosas
– 2 a 3 porções de gorduras e óleos
– Não mais que 1 a 2 doses de bebidas alcoólicas (uma dose de cerca de 350 ml de cerveja, 150 ml de vinho, ou 50 ml de licor)
– 5 ou menos porções (por semana) de doces.

Por exemplo, você poderia comer uma omelete com vegetais e queijo branco no café da manhã, frango grelhado com purê de abóbora no almoço, iogurte de baixa gordura no lanche da tarde e sopa de legumes com macarrão no jantar. Os responsáveis pela pesquisa ressaltam que, caso seu objetivo seja a perda de peso, o essencial é incorporar exercícios físicos à sua rotina regular, além da mudança alimentar.