Dicas de alimentação no outono | Onodera Curitiba
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O outono tem grandes variações climáticas, sendo a estação mais seca e com variações climáticas, exigindo cuidados na alimentação, fortalecendo a nossa imunidade nesse clima seco. Por isso, o ideal é consumir líquidos para se manter hidratado. A água é a melhor opção, mas também podemos ingerir chás de ervas (capim-cidreira, hortelã, erva-doce, hibisco), por exemplo.

Outra dica é ingerir alimentos ricos em vitamina C, presentes na fruta ponkã, laranja, caqui, kiwi e sucos como abacaxi com hortelã, laranja, acerola e kiwi, e os vegetais verde escuros (rúcula, espinafre, brócolis). Fazer de 4 a 6 refeições por dia também é importante. Fazendo refeições leves e equilibradas você leva o organismo a utilizar mais facilmente o seu combustível de reserva, que são as gorduras, além de conseguir controlar melhor seu apetite e vontade de beliscar alimentos desnecessários.

Inicie as refeições principais – almoço e jantar – pela salada, pois é saudável e ajuda a preencher o conteúdo do estômago, fazendo com que você se sinta satisfeita rapidamente. Nessa estação invista em sopas, duas boas alternativas são a de legumes e a canja. Prefira carnes magras como: peixe, frango, peru, patinho e coxão mole, para evitar o consumo elevado de colesterol e gorduras saturadas. Prefira preparações assadas, grelhadas ou cozidas- pode ser ensopadas e ao molho.

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Confira outras dicas valiosas para a estação:

– Consuma fibras diariamente para um bom funcionamento intestinal: arroz, pães e bolachas integrais, frutas (maçã, laranja, ameixa e pera) e saladas em geral.

– Dê preferência aos queijos brancos, como o minas, frescal, ricota e cottage, e alimentos desnatados, como leite e iogurtes. Queijos amarelos (mussarela, provolone, prato, parmesão) devem ser evitados: são muitos mais gordurosos que os queijos brancos.

Evite o consumo excessivo de café, mate e guaraná natural, ricos em cafeína (principalmente para quem sofre de ansiedade).

– Minerais e ácidos graxos presentes em nozes, castanhas, atum e salmão ajudam a manter a memória e a concentração saudáveis.

– Prefira: Frutas, barras de cereais, água, água de coco e sucos naturais ou light. Evite: balas, salgadinhos, refrigerantes, frituras e chocolates em excesso, pois aumentam o apetite e possuem muitas calorias

– Evite temperos e condimentos prontos, pois tem uma grande quantidade de sódio, que é prejudicial à saúde se em excesso.

– Procure se exercitar. Realize atividade física pelo menos 3 vezes por semana por 30 minutos.