Dieta low carb emagrece? | Onodera Curitiba
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Baseada em uma redução no consumo de carboidratos, a dieta low carb vem caindo no gosto de quem procura emagrecer. Mas, afinal, ela emagrece mesmo?

Antes de mais nada, precisamos explicar o que de fato é a dieta low carb. Ela é baseada em uma redução no consumo de carboidratos simples na alimentação, como arroz branco, macarrão e pão.

Para equilibrar a redução de carboidrato, é preciso aumentar a ingestão de proteínas como carne e ovos e de gorduras boas, que estão presentes em alimentos como abacate, castanha, azeite e peixes como sardinha e salmão.

Ela realmente funciona?

A low carb é muito eficiente para o emagrecimento, pois, com a redução do carboidrato, o metabolismo começa a funcionar melhor devido ao aumento das proteínas e gorduras boas na alimentação.

Além disso, a low carb auxilia na redução da inflamação do organismo e no combate à retenção de líquidos, possibilitando uma aparência menos inchada.

Como funciona a dieta?

A low carb é simples: você deve retirar de sua alimentação especialmente os carboidratos simples, como açúcar, farinha branca, arroz branco, refrigerantes, doces e salgados.  

Dependendo do caso, também pode ser necessário restringir ou diminuir o consumo de carboidratos bons, como pão integral, aveia, batata doce e inhame.

A quantidade de carboidrato que deve ser eliminada da dieta varia de acordo com o metabolismo e de cada um. Além disso, ela deve ser feita de forma progressiva, para que o organismo se habitue e não apareçam efeitos colaterais como dores de cabeça, tonturas e alterações no humor.

E no lanche da tarde?

Os lanches devem incluir alimentos como ovos, queijos, castanhas, abacate e coco, podendo-se equilibrar com uma fatia de pão integral ou fruta, por exemplo.

De fato, a low carb realmente emagrece se for feita da maneira correta, além de uma combinação com exercícios físicos de baixa intensidade. No entanto, esta não é a dieta mais indicada para pessoas muito ativas fisicamente, que necessitam do carboidrato como fonte de energia.

Por fim, recomendamos que você procure um nutricionista para lhe passar um plano alimentar de acordo com o seu metabolismo e seu objetivo.