O que comer antes de praticar exercícios físicos? | Onodera Curitiba
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Para garantir uma atividade equilibrada e sem sustos, é preciso ficar atenta ao que consumir antes. Veja nossas sugestões

Você já sabe que o segredo para uma vida saudável e equilibrada passa necessariamente pela prática regular de exercícios físicos, certo? No entanto, para alcançar os melhores resultados com as atividades, é necessário saber quais são os alimentos mais indicados para serem ingeridos antes da prática.

Por um lado, se você iniciar a atividade sem muitas reservas de nutrientes, seu organismo não terá de onde tirar energia, e é possível que seu índice glicêmico caia bastante – em algumas situações, podendo ocasionar até um desmaio.

Por outro lado, se você comer muito ou consumir alimentos pesados e gordurosos, é bem possível que você sinta um grande desconforto durante a atividade física e não consiga realizá-la plenamente.

Por isso, confira a nossa lista de alimentos indicados para o momento anterior à atividade física:

1- Pão integral

Seu corpo necessita de energia para poder se exercitar de maneira satisfatória. Por isso, o ideal é incluir alguma fonte de carboidrato nesse momento. O pão integral aparece como uma ótima opção, uma vez que é absorvido lentamente pelo organismo e fornece energia durante todo o treino.

2- Banana

Outra boa opção de carboidrato pré-treino é a banana. A fruta, aliás, é bem-vinda a qualquer hora do dia, já que possui uma grande variedade de vitaminas e minerais, como potássio, vitamina C e vitaminas B1, B2, B6, além de magnésio, cobre, manganês, cálcio, ferro e ácido fólico.

3- Aveia

Uma boa alternativa é unir o consumo de banana com a aveia, uma ótima combinação que mantém o pico de energia por toda a duração do seu exercício físico. Você também pode utilizar a aveia com outras frutas, como abacate, mamão e morango em uma vitamina, por exemplo.

4- Ovo

Além do carboidrato e da fibra, presente em grande quantidade na aveia e na banana, você também pode ingerir proteínas leves, como o ovo. O mais indicado é associá-lo com o pão integral ou a própria banana, para que seu organismo receba diversas fontes de nutrientes antes do exercício.

5- Batata doce

Para completar, temos a batata doce, a “queridinha” das dietas de quem pratica atividades físicas regularmente. Sua fama se deve ao fato de ser um alimento repleto de carboidrato de baixo índice glicêmico. O consumo antes do exercício auxilia seu organismo a se manter firme e forte durante toda a atividade.