Está cada vez mais difícil dedicar tempo aos filhos, isso por conta do atual cenário que se define em pais que trabalham o dia todo e chegam em casa cansados, tendo que se dividir entre afazeres da casa, mídias sociais, descanso e as crianças.
Os pais deveriam destinar mais tempo aos filhos, já que eles são os maiores responsáveis por ensinar valores e cuidar deles. Veja abaixo, alguns benefícios de dedicar mais tempo aos pequenos e também algumas consequências de ser ausente:
Forneça amor e seja um modelo
A dedicação de tempo gera amor a quem doa e admiração a quem recebe. O tempo que se passa junto das crianças gera confiança e respeito entre as partes. Não existe relação maior de amor nos seres vivos do que entre pais e filhos. Essa admiração gerada nos filhos fará com que eles vejam nos pais um modelo educativo a ser seguido.
A falta de tempo para com os filhos fará com eles saiam dessa relação despreparados para atuar na sociedade, inseguros e suscetíveis a sofrer muito mais quando forem adultos.
Não seja um fornecedor de presentes
Hoje em dia, os pais chegam muito cansados em casa, o que faz com que tenham menos disposição para ficar com os filhos. Isso gera neles um sentimento de culpa, que muitas vezes é compensado em retirar limites e dar presentes. Atitudes essas que fazem com que cada vez mais os filhos exijam aspecto material, e não aspecto emocional ou intelectual.
Um bom tempo dedicado às crianças fará com que elas vejam os pais como um porto seguro para ajudá-los, um modelo educativo.
Desligue a TV e o smartphone
Os aparelhos eletrônicos vêm tomando um tempo precioso dos pais. Cada vez mais, as horas que poderiam ser utilizadas com os filhos são gastas com mídias sociais e outras opções eletrônicas disponíveis na Internet.
Os pais são insubstituíveis e intransferíveis, só eles poderão trabalhar os modelos de seres humanos que entregarão para sociedade, só eles podem desempenhar esta função.
E você, quanto tempo tem passado com seus filhos ultimamente?