Os benefícios de uma dieta rica em fibras | Onodera Curitiba
Agende sua
avaliação
Chame pelo
Whatsapp
Conheça as
unidades

Blog

O consumo adequado de fibras na alimentação diária ajuda a reduzir o risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas como: hipertensão arterial, diabetes mellitus, doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral e algumas desordens gastrointestinais.

Além disso, o aumento na ingestão de fibras melhora os níveis dos lipídeos séricos, reduz os níveis de pressão arterial, melhora o controle da glicemia em pacientes com diabetes mellitus, auxilia na redução do peso corporal e ainda atua na melhora do sistema imunológico.

onodera-importancia-fibras2

As fibras podem ser divididas em dois grupos:

Fibras solúveis

São encontradas nas frutas, verduras, legumes, feijão, lentilha, soja , grão de bico e em farelos de aveia. Este tipo de fibras está diretamente relacionado à prevenção de doenças relacionadas ao coração e também atua na diminuição dos níveis de colesterol.

Fibras insolúveis

Já as fibras insolúveis são encontradas em todos os tipos de grãos de cereais integrais, arroz, pão, torradas, cascas de frutas.

Na perda de peso as fibras estimulam a saciedade, já que as refeições ricas em fibras são processadas mais lentamente, retardando o esvaziamento gástrico, gerando assim a sensação de saciedade, impactando na redução da ingestão alimentar.