Os sinais do sedentarismo | Onodera Curitiba
Agende sua
avaliação
Chame pelo
Whatsapp
Conheça as
unidades

Blog

O sedentarismo é a falta, ausência ou diminuição de atividades físicas que acabam provocando diversos problemas a saúde.

Atualmente, o sedentarismo vem ganhando ainda mais destaque, por ser uma das principais causas da obesidade. Nosso corpo reage ao sedentarismo mandando alguns sinais de alerta.

Confira os sinais do sedentarismo:

Cansaço

Um dos sinais mais claros do sedentarismo é o cansaço. Muitas vezes a pessoa sente-se um cansaço extremo, sem nem ter feito alguma atividade física mais pesada, o simples fato de caminhar já pode apresentar esse esgotamento. Após a jornada de trabalho, é comum que pessoas sedentárias sintam-se ainda mais cansadas.

Stress

A prática de exercícios diário é fundamental para diminuir o nervosismo e o stress. Com as atividades, o corpo produz mais serotonina, endorfina e outros hormônios que trazem a sensação de prazer e bem-estar.

Falta de fôlego

Muito ligado ao cansaço, a falta de fôlego vem ao realizar um pequeno esforço e isso é um claro indício de que seu corpo precisa fazer alguma atividade física. Ficar ofegante ao subir poucos lances de escada, ao fazer uma pequena caminhada ou depois de qualquer esforcinho, significa que seu corpo necessita de mais resistência.

Insônia

Realizar atividades físicas auxiliam numa noite de sono com mais qualidade. Uma noite bem dormida é fundamental para ter mais disposição para o dia, libera hormônios do emagrecimento e melhora o processo de aprendizado.

Obesidade

Além da questão estética, o excesso de peso resulta em diversos problemas de saúde. Pessoas acima do peso ou obesas têm muito mais chances de ter problemas cardíacos e de circulação, articulares e musculares. Há também uma diminuição da autoestima e da qualidade de vida.

A mudança de hábitos, tanto alimentar quanto na prática de atividades físicas, é essencial para sair do sedentarismo. Apesar do início ser difícil, com o tempo o organismo se adapta às mudanças e algum tempo depois ele passa a exigi-las e torná-las mais fáceis.