Os benefícios da caminhada para a saúde | Onodera Curitiba
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Mesmo exercícios leves como a caminhada trazem excelentes vantagens para o organismo. Confira!

Muitas pessoas têm preguiça ou consideram que não possuem o tempo necessário para praticar exercícios físicos com regularidade. No entanto, é importante ressaltar que mesmo atividades leves já podem trazer grandes benefícios para a saúde. O exemplo mais nítido é o da caminhada.

Essa atividade pode ser feita por praticamente todas as faixas etárias, salvo pessoas que tenham alguma dificuldade de locomoção. Também tem a facilidade de ser realizada a qualquer momento, bastam calçados confortáveis e roupas adequadas para caminhar quando você quiser.

Veja abaixo as principais vantagens da caminhada para o organismo:

1- Emagrece

Sim, a caminhada pode e deve ser utilizada para quem pretende controlar ou diminuir o peso. Afinal, quando você inclui a atividade na sua rotina – de preferência, diária – você passa a gastar mais calorias, queimando a gordura extra.

2- Protege contra doenças do coração

A caminhada estimula as válvulas do coração, o que melhora a circulação e a oxigenação do corpo. Consequentemente, o transporte de oxigênio se torna mais eficiente, diminuindo os riscos de problemas cardiovasculares, como infartos e hipertensão.

3- Afasta a osteoporose

Doença comum na terceira idade, a osteoporose ocasiona a perda de massa óssea e a fragilização do osso, aumentando o risco de fraturas. A caminhada traz um grande benefício nesse sentido ao estimular a movimentação do esqueleto, o que facilita a absorção de cálcio e aumenta a resistência dos ossos.

4- Melhora a respiração

O pulmão é outro órgão beneficiado pelo exercício. Quando caminhamos, nossos brônquios se dilatam, o que previne algumas inflamações nas vias aéreas, como bronquite. A prática faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.

5- Diminui o estresse

Além das benesses físicas, a caminhada também traz vantagens ao nosso bem-estar. A redução da ansiedade e do estresse é talvez a mais perceptível delas. Estudos mostram que apenas alguns minutos de atividades diárias ao ar livre, como a caminhada, já são capazes de melhorar o humor e a autoestima das pessoas.

6- Mantém o cérebro ativo

Caminhar retarda o envelhecimento não apenas físico como também mental. Um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, revela que a atividade aumentar os circuitos do cérebro e reduz os riscos de problemas de memória e de atenção.

7- Combate a depressão

Assim como as atividades físicas em geral, a caminhada faz com que nosso organismo libere endorfina, o hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Desta forma, o exercício ajuda a combater problemas como a depressão, por exemplo.