Treinos rápidos de corrida para quem tem a vida agitada | Onodera Curitiba
Agende sua
avaliação
Chame pelo
Whatsapp
Conheça as
unidades

Blog

Estamos correndo o tempo todo – e nem sempre no sentido literal. Com uma rotina corrida, fica difícil arranjar um longo período de tempo seguido para praticar atividades físicas. A boa notícia é que, se o seu objetivo é correr, é possível encaixar os treinos chamados “corridas melhores do que nada”, que duram entre 45 e 60 minutos. Confira alguns exemplos para você que tem a vida agitada, mas não quer deixar de praticar!

Quando estiver na reta final de preparação para uma prova

Aqueça caminhando rápido por dois minutos na esteira. Corra por cinco minutos em um ritmo leve (zona de esforço amarela). Depois, corra por 20 minutos em ritmo moderado, apenas um pouco fora da sua zona de conforto (zona de esforço laranja). Caminhe por três minutos para esfriar.

Quando estiver treinando para melhorar sua velocidade

Aqueça caminhando rápido por dois minutos na esteira. Faça cinco minutos de corrida leve, em zona de esforço amarela. Repita o seguinte por 20 minutos: corra forte por um minuto e se recupere com uma corrida leve ou caminhada por dois minutos. Se você vem fazendo treinos de velocidade e isso parece fácil demais, reduza o tempo de recuperação para um minuto. Ao final, caminhe por dois minutos para esfriar.

Quando estiver cansado e ocupado

Aqueça caminhando rápido por dois minutos. Corra por 23 minutos em ritmo leve, em que você possa conversar, por exemplo. Reserve os últimos cinco minutos para alongar e use um minuto para respirar profundamente.

corrida-onodera2

Quando estiver treinando para uma corrida com subidas

Aqueça caminhando rápido por dois minutos na esteira. Faça cinco minutos de corrida leve, em zona de esforço amarela. Nos 20 minutos seguintes, corra em uma inclinação de 3% a 4% em ritmo forte (zona de esforço vermelha) por um minuto e, na sequência, corra leve por dois minutos sem inclinação para se recuperar. Repita o processo sete vezes. Ao final, caminhe por dois minutos para esfriar.

Quando não tiver nem 30 minutos para treinar

Encontre um espaço para seus tênis de corrida na bolsa e encaixe a atividade durante o dia. Tente fazer pelo menos meia hora de atividade física durante o dia subindo escadas ou caminhando até o restaurante na hora do almoço, por exemplo. Se conseguir um tempinho e espaço, vale a pena fazer algumas séries de exercícios como agachamentos e prancha.